domingo, 30 de março de 2008

Smithi não é Santa mais faz Miliagres!


Smithii contra Tuberculose.


Rita de Cássia Smithii, mãe avó mulher, nasceu no Rio de Janeiro na comunidade da Rocinha em 1962. Filha de mãe solteira, negra e muito católica Rita não é santa mais parece! Seu nome foi escolhido após uma promessa que sua mãe fez. Porque Rita nasceu muito doente.
Ao relatar em sua palestra de tuberculose sua congregação, Smithii faz a gente refletir.
Ela conta que sua infância foi sofrida mais que aprendeu lutar e vencer esses desafios com a dor. Sua mãe alcoólatra sentiu na pele, ou melhor, no pulmão o que é a tuberculose e morreu. Smithii conta que teve Tuberculose duas vezes, e acredita que abriu o olho para o mundo sobre tuberculose, quando ouviu o pedido de seu filho: Mãe não morre não! Hoje nossa Smithii pode não ser santa! Mais é agente comunitária da Rocinha e pode se dizer Smithii faz milagres. Criou o Gaexpa.
Dando um grande salto para o combate à tuberculose, nossa Smithii criou o único grupo de apoio a pacientes e ex-pacientes a tuberculose no Brasil ele esta onde Smithii cresceu na comunidade da Rocinha. Vocês têm noção do que é isso? Eu acredito que o trabalho que minha amiga faz é um exemplo de que quando ser quer se faz!
Conheci Smithii nos grandes encontros de luta contra a tuberculose e de cara me identifiquei com ela com sua simplicidade seu carisma sua força. Quando encontramos eu faço questão de demonstra a minha amiga como me orgulho de ter uma amiga como ela. Nosso ultimo encontro foi no dia 19 de janeiro de 2008 na sede da Transformarte. Ela com sua grande experiência na tuberculose foi realizar uma oficina de capacitação para o novo projeto Abre o olho mundo porque no projeto serei animadora cultural e apresentadora assim multiplicando a prevenção à tuberculose. Contamos com uma equipe que vai atuar em eventos. Com a autorização de Smithii estou colocando só um pouco da historia Smithii. E prometo não ficar por aqui. Logo vem mais porque a tuberculose tem cura!


Minha Poesia a Smithii

Se es guerreia foi Deus que te fez assim
Ensinou-te sentir, saber, viver e quase morrer.
Porque é em você que sentimos a força pra seguir.
Lutar contra um vírus que vem no silencio do ar tentar nos apagar.
Mulher que quando criança viu e chorou por que sua mãe morreu.
Hoje ativista que luta contra a tuberculose.
Ela é Rita Smithii.

Uma homenagem de sua amiga Kakau Moraes
Nossos sinceros agradecimentos a sua grande luta contra a tuberculose.
Te amo muitão!


Por kakau Moraes

Nenhum comentário: