quinta-feira, 6 de março de 2008

Fala comunidade e Fala Jovem


Coluna Facção do Bem
Fabulare a totalidade dos cidadãos de um país. O Estado.
Nos últimos dias 11, 12, 13 e 14 de dezembro, logo após o dia 1 de dezembro dia mundial de Luta contra AIDS aconteceu no SESC RIO, o II seminário Fala Comunidade 8 evento esse realizado pelo ONG CEDAPS, Rede de Comunidades Saudáveis e parceiros.
Além da sociedade civil carioca estiveram presentes representações, de outros estados como Ongs. No latin temos muitos significados, para a palavra, falar e comunidade, mais o mais importante atualmente é que podemos ter o poder da fala, e assim mobilizarmos, uma sociedade que sofre, com tantos problemas sociais. Nossa maior preocupação atualmente é com a ausência dos três poderes. Nós gestores sociais, acabamos assumindo uma postura, que nem sempre passa despercebido, mais só mesmo nas eleições os nossos governantes tomam ciência. Uma das coisas que achei de suma importância, no fala comunidade, foi o Fala Jovem. É muito bom saber que nossos jovens também estão atentos aos grandes problemas da comunidade e assumindo uma postura, firme e positiva com atitude e cidadania. Em particular, acredito que o fórum juventude, deu um grande salto, para que eles tomassem mesmo a frente. Para que juntos possamos discutir assuntos, que desrespeite a nós moradores de comunidades. Uma fala me chamou muita atenção: Foi à postura de um pai, que ainda acredita que a camisinha, é um escândalo pra nossa sociedade. Deveríamos nos preocupar em dar uma boa orientação sexual a nossos filhos, para que isso não se torne um grande problema mais tarde. É claro que precisamos respeitar valores, para uma boa educação, mais não podemos fugir as nossas responsabilidades. O numero de casos de jovens infectados pelo HIV na faixa etária de 13 á 19 anos vem, aumentando e me pergunto: de quem é quem vai assumir essa responsabilidade?
Consequentemente os filhos gerados por estes jovens, também vão esta sofrendo, motivo esse que a informação sempre chega atrasada e de forma não muito clara, adquada. Fala ai!
No fala comunidade, as mesas de debate contribuíram muito, como a de Direitos sexuais e Reprodutivos: Políticas e diversidade foi uma troca muito satisfatória. Principalmente para mim, que hoje faço parte de um projeto Babadão Promoção da Saúde que trabalha com um publico especifico: Boys e Dregs. (Pela Vidda) Mais as propostas me tentaram, dentre todas eu ressalto o atendimento dos profissionais de saúde. Realmente concordo que é necessário que nossos conselheiros distritais sensibilizem os profissionais de saúde para um atendimento, mais humano, uma fala mais aberta, franca com seus pacientes, afinal isso é um direito. Sendo assim, facilita no atendimento. O olhar a sensibilidade, tem que haver entre o paciente e o profissional, sim!
A segunda foi para que os conselheiros distritais, não usem das suas carteiras, dando à famosa ‘Carteirada”.
Para privilégios, já que a saúde é um direito de todos!
Fala comunidade é o resultado do que mais almejamos a tão sonhada igualdade que ainda esta guardada em uma caixa preta!



Por kakau Moraes

2 comentários:

Unknown disse...

suas fotu estao muito linda nao tem com olha e nao pega nem uma delas eu tenho que sonha com esa mue rsrsrs

Unknown disse...

AMEI SUAS FOTOS !!!!SUA POESIA ABALOU !!! CONTINUE SEMPRE ASSIM A MULHER FORTE E CORAJOSA Q VC É!!! BJSS DE SEU MIGUXXOOO Q TI AMA MUITO " BRUNO ESTRELLA "

TÁ GOSTANDO?
EU ESTOU ADORANDO !!!!