sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Da janela da minha casa.


Da janela da minha casa, eu vejo famílias, fragmentadas fome, miséria, violência, descaso, dor, doenças, injustiças, falta de informação de saneamento básico, vejo luta, desigualdade, ausência, crianças, desemprego, lixo, falta de lazer, uma educação de péssima qualidade, vejo Gente. Da janela da minha casa passo horas observando tudo isso, pensando e tentando achar uma resposta para essa tal desigualdade. Querendo respostas buscando entender, como um país rico como o nosso. Pode ser e ter tudo isso no dia do Natal! E em todos os dias do ano. Ao levantar da cama no dia 25 de dezembro 2007, quando me preparava para meu café matinal, alguém bateu em minha janela, detesto quando batem em minha janela, aqui tem porta e tem campanhinha.
Fui atender era um jovem, que sempre foi muito tímido, mais que tem um grande potencial, só não descobriu isso ainda! Mais que eu venho consegui ajudar na medida do meu possível. Hoje ele é um cidadão com o tempo vocês vão descobri por que.
Ele disse: kakau como você é brigadista, vim pedir, minha amiga acabou de cair do quarto andar. Nossa confesso que um medo tomou conta de mim, perguntei a ela bebeu? Ele respondeu: sim!
Cheguei no local do acidente, ela estava cercada de muitos curiosos, o tumulto era grande, pessoas querendo ajudar mais não sabia, o que fazer. Uma das perguntas, que vivo me fazendo: O bombeiro tem um treinamento incrível, mais o sinistro e muito mais preparado que nós. E sempre nos prega peças, verifiquei se a vitima estava consciente, e se já haviam chamado a ambulância. Liguei e pude verificar que varias pessoas haviam ligado mais o que eles mais precisavam, não havia conseguido como chegar ao local, essa é a grande falha, o acesso à localização. Conversei com o militar de serviço do corpo de bombeiro da Barra e passei para ele minha dificuldade, era de me comunicar com o bombeiro da nossa área. Ele me passou que varias pessoas já haviam solicitado ajuda, mais o ponto de referencia era a nossa maior dificuldade. Então eu disse: Nossa estratégia pode ser: lhe dou um ponto de referencia e encaminho um rapaz para o ponto de encontro com a ambulância, você liga pra nossa base, e o rapaz vai levar meu celular, para facilitar na comunicação. Ótimo, deu tudo certo, logo a ambulância chegou, descobri mais uma vez que o trabalho em conjunto, é eficaz e nos ajuda a trazer soluções. O bom atendimento do bombeiro militar me ajudou muito. Não citei nomes porque não fui autorizada, mais o fato foi real, e me sentir útil, é muito bom.

Halm...

Por Kakau Moraes, brigada socorrista pan 2007



Rio, 25 de dezembro 2007.

3 comentários:

grupoconexaog disse...

Bom, vou além do que vc disse, mas também pegou uma linha sua e vou fazer meu comentário.
sou socialista e acredito que tudo pode ser mudado, mas tem um porém, para que isso possa ser mudado precisa de pessoas como agente para esta mundando esse PAIS.Com tudo ainda mesmo que o brasil estejá nesta miséria.A acredito que junto podemos mudar esta historia, quando vc relata tudo isso me sinto um culpado que nosso pais estajá assim.porque vejo as coisas, e só me preucupo comigo mesmo. se digo que sou socialista como posso ser,se sou individualista? (uma pergunta que me faço), o que vejo que tem comunidades que tem mais oportunidade e outras não.
não podemos só olhar para onde moramos e sim pensar em locais onde o outro mora!!!
essa realidade tem que ser mudada
mais só juntos e unidos que podemos vencer essa hipocrezia....

Unknown disse...

Poxa Kal!
Nem sei o q dizr...vc é realment incrível, sempre pronta a ajudar ao próximo...muitas das vzs até dmais...xegue até pnsar q vc deixava sua vida d lado p/cuidar da vida dos outros, mas hoje entendo q vc realment vive pq ajudar kem precisa, isso sim é a sua vida!!!
Q o Shº Jesus continue t abeançoando mais e mais, pq vc merece minha jóia rara!!!
Te amuuu d todo meu coração...
Bjuus e abraçuuus d seu amigo d hoje e sempre.

Kakau Moraes disse...

Responde meu amigo Gi a cima.. Sim sempre que posso ajudo a galera de outra comu sim... mais é dificil sair de um problema que vc não resolveu e caminhar pra outro..

bjs... vida te amo..