domingo, 12 de setembro de 2010

Como é dificil.




O 007BONDeblog apresenta uma entrevista com a direção da APASE, uma ONG que luta por relações e decisões judiciais mais justas e humanas. Conheça a opinião desse grupo e veja o drama que a situação de casais separados com litígio sobre guarda e contato com os filhos acarreta.


1- QUAL O NOME DO MOVIMENTO
APASE - ASSOCIAÇÃO DE PAIS E MÃES SEPARADOS




2-QUAL O OBJETIVO
Lutar em pról da igualdade parental e o direito de nossos filhos, principalmente o de ter Pai e Mãe.
3-QUANTOS INTEGRATES
Registrado em Forum de discussão 374. porém somando-se simpáticos a causa e partipantes eventuais, este número deve ultrapassar 1.000
4-COMO AS PESSOAS CHEGAM AO GRUPO
Indicação de conhecidos, localizando o SITE (http://www.apase.org.br/) , notas na mídia, aquisição de livrose folders que levam o apoio da ONG.
5-COMO É FICAR LONGE DOS FILHOS
Como estar se afogando ! A morte em vida ! Até mesmo porque, na grande maioria dos casos não existe, de fato, motivo plausível para isto !
6 - O Pai sofre, a Mãe sofre, a família sofre com as separações e brigas, mas quem mais sofre é a criança, correto? Qual a gravidade desse tipode abalo emocional?
TODOS sofrem, e sofrem MUITO ! A diferença é que para os adultos você verá conseqüências a curto prazo, enquanto para as crianças as piores consequências serão a longo prazo !
Exemplificando: Caso 1: Após 14 meses da mudança (súbita) da mãe com as crianças para outro Estado, sem qualquer justificativa plausível, e 2 dias depois do aniversário de uma das crianças, a avó materna (82) sofre seu primeiro enfarto na vida !
Caso 2: Maringá - PR - Advogado brilhante e de futuro promissor, após 2 anos de luta no judiciário para recuperar seu filho, desiste! Envia carta por e-mail a um pequeno grupo de amigos, põe a espingarda no pescoço e dispara !
Crianças: Segundo uma das maiores sumidades mundiais em psiquiatria infantil, Dr. Richard Gardner (falecido), estudos demonstraram que crianças vítima de A.P. tendem a se tornar pessoas inseguras, vítimas de síndrome do pânico, com baixa capacidade de concentração, distúrbios do sono, com 30% mais chances de se tornarem usuários de drogas e 25% mais chances de cometerem SUICÍDIO durante a adolescência!, isto são apenas ALGUNS problemas e para completar CRIANÇAS ALIENADAS TEDEM A FAZER O MESMO COM SEUS FILHOS!






7 - E A JUSTIÇA?

DEUS nos ilumina sempre! Porém, milagres estão fora de moda.


8- A questão da violência doméstica, onde os homens são responsáveis na maioria das vezes por agressões, pesa na decisão da Justiça em ter uma tendência pela defesa da mulher/mãe?


Naturalmente pesa e pesa MUITO! É necessário dizer que este grupo, a APASE e outras ONGs que lutam pela igualdade parental não, repito, (NÂO) defendem tais posturas ou seus adotantes! Entretanto, como tudo na vida, é preciso separar o "joio do trigo" ! Por exemplo, até por questão cultural nós homens somos criados na tese do "bateu, levou", isto desde o primário. Obviamente, não há comparação entre o camarada que BATE na mulher porque ela queimou (ao passar) a camisa de seu time de futebol e aquele que, a esposa percebendo sua irritação por um fato da vida, aproveita-se disto chegando até mesmo a agredi-lo fisicamente e, quando por instinto ele revida, ela sai correndo para a delegacia da mulher! Acredite isto acontece.

9- Pode-se dizer que as mulheres em maior número do que os homens, usam os filhos na separação para atingir o outro?


ATUALMENTE SIM! Porém, isto não se trata de uma questão de gênero! Reflete apenas uma conseqüência natural do fato de que, na grande maioria dos casos, e por anos a fio, os magistrados concederam a Guarda ás mães. Se imaginarmos o dia que a Constituição seja cumprida (todos tem o mesmo direito, é proibida a discriminação por gênero, etc...), a tendência é que os percentuais sejam muito próximos e ainda caiam bastante! Digo que cairão porque, no momento em que não houver mais a certeza de que "JUIZ NÃO TIRA FILHO DE MÃE", a disposição para acordos aumentará e assim, os casos tanto de litígio, como de AP, devem cair!


Além disto, há de se lembrar que, mesmo na pior situação, um péssimo marido / péssima esposa, necessariamente não é um mau Pai/Mãe! Curiosa a sua pergunta, pois, veja como o judiciário acaba "empurrando "as pessoas para o pior! Se um Pai/Mãe assassina o outro, cumprirápena no presídio. Mas, desde que alguém da família leve, ele/ela poderáver seu filho TODA SEMANA, ao passo que, se for separado, apenasa cada 15 dias! Parece correto?


COMENTÁRIO LIVRE


Antigos hábitos e padrões, que já foram validos, com a evolução da sociedade acabaram por se tornar pré-conceito judiciário. Hoje, não existe mais a figura da "mãe santa" ou do "pai que só manda". Homens e mulheres trabalham para manter o lar, trocam fraldas, dão mamadeiras, banho, comparecem às reuniões das APMs enfim DIVIDEM a família. No entanto, seja por mero pré-conceito, ou visando massificar a produção, obtendo assim volume (não quantidade), a maioria dos magistrados prefere não se preocupar com as famílias, emitindo DECISÕES PADRÃO, que um dia já foram válidas e por tanto tem o conceito de "socialmente aceitas" (note que mencionei "aceitas" não "apoiadas"), tirando o Processo de sua mesa sem considerações mais profundas, mas, atingindo sua MÉTA DE PRODUÇÃO.


Chegamos inclusive a uma situação de inobservância do Legislativo, por parte do próprio poder Judiciário! Tanto assim que, o descaso dos magistrados pela Lei 11.698 (Guarda Compartilhada) já motivou um novo PL na Câmara dos Deputados (PL 5515/09), que visa ratificar a Lei 11.698, aprimorando-a e EXIGINDO seu cumprimento.


Você pode explicar do que tratam essas Leis que citou e que tramitam na Câmara ?


PL 4053/2008 - ALIENAÇÃO PARENTAL Sobre o autor (oficial) - Régis Fernades de Oliveira - Dep. Federal, Presidente do PSC no Estado de SP, Desembargador de Justiça (aposentado), Ex-Presidente do extinto TAC, Professor de Direito na USP e mais "uma tonelada" de qualificações!


Como se percebe não se trata de nenhum "populista" que aderiu a um projeto louco para angariar votos. "Régis" é magistrado altamente respeitado junto ao TJSP e, sua dedicação a matéria, por si só já faz muito juiz "calar a boca" ! O PL - Considerando-se que a A.P. acontece ha muito tempo em nosso país e no mundo, sem no entanto ser punida, pois inexistia junto ao ordenamento jurídico, o projeto preenche esta lacuna e vai além. Vai além pois explica, didaticamente, ao magistrado alguns atos típicos e alienação parental, e também um rol de medidas a serem adotadas. Com certeza, transformado em Lei, a simples vigência desta norma já estarásalvando a higidez mental de milhares de crianças, vez que os alienadorespassarão a "pensar melhor" antes de fazer.


Isto sem falar nas situações a serem corrigidas ! PL 5515/2009 - GUARDA COMPARTILHADA - DR. TALMIR (PV/SP) Este projeto de Lei é algo emblemático e que não deveria precisar existir! Embora contenha alguns pontos que "aprimoram" a Guarda Compartilhada, Lei 11.698, se acessarem o PL na Câmara dos Deputados e ler sua "JUTIFICAÇÃO",verá que trata de lembrar o judiciário que é o Legislativo que decide pelas Leis, cabendo ao primeiro APLICA-LAS!


Ocorre que a maioria dos magistrados vem afrontando o Poder Legislativo, criando interpretações infundadas da Lei em vigor, com o único objetivo de descumpri-la!


Espero ter ajudado e continuo a disposição.


*****


'A justiça é simples, mas o mundo é complicado; por isso, a aplicação da justiça no mundo encerra algumas dificuldades.' (Serge-Christophe Kolm)


Fonte/ http://007bondeblog.blogspot.com/2009/09/ex-marido-ex-pai-um-drama-para-todos-em.html


Segue aqui para quem precisar o site da Apase

http://www.apase.org.br/

Nenhum comentário: