sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Poder e injustiçã social.





As maldades.

Já não consigo suportar as injustiças do nosso país. A miséria esta cada vez mais destruindo nossa nação, todos em conflitos; E ai o que podemos fazer? O marido brigando com a mulher, pois o dinheiro não deu pra pagar as contas, ele a espanca, ela chora, grita pede socorro e os vizinhos se omitem, por não querer se meter na briga do casal. Muitas vezes a Pm, chega, mas tudo permanece como estava. Não acontece nada, nossas leis funcionam parcialmente. O que é que podemos fazer? As maldades dessa gente, se tornou uma arte tanto fizeram que abandonei à comunidade. Fala pra toda essa gente que só depende de nós, para que a impunidade não aconteça. A policia entra invadindo geral, violando meus direitos e me cobrando meus deveres. O bandido avisa: Se me entregar morre, mais se eu não o entregar a justiça me acusa de cúmplice. Eu vou preso, posso ser torturado, morrer. As maldades dessa gente, se tornou uma arte, tanto fizeram que eu abandonei à comunidade. No caminho eu penso: arrancaram-me do meu lar, sem direito de me defender, tudo bem, eu penso: pode ser minha liberdade, não suporto mais tanto cobrança e desgraça em minha família. Paralisado violaram meusdireitos.
Onde esta minha família? Minha mulher foi violentada, sabe lá quem foi! Elamorreu, meu irmão mataram, porque ele era homossexual, quando vão respeitar a diversidade? Meus filhos agora devem estar na rua. As maldades dessa gente se tornou uma arte tanto fizeram que eu abandonei à comunidade. Sinto as
lágrimas em minha face, muitas coisas vêm em minha mente e meus filhos estão
jogados ao léu. Chego sentir o frio e a fome que meus filhos devem estar sentindo.
Alguém abusa, usa como uma mercadoria, vendem seu corpinho e sequer percebem sua inocência. Eles choram, pedem ajuda, muitas vezes fazem até malabarismo pra ganhar o seu pão, para a noite dormir sem seu estomago roncar. Muitas vezes ele dorme e sequer consegue acordar, não sabemos se a policia prendeu achando que meu filho traficava ou se o traficante o matou por ele se negar traficar. Minhas lágrimas só comovem a sociedade, mais muito pouco fazem. Os políticos brigam entre si pra ganhar um pouco mais ou quem sabe para um pouco mais ganhar. Enquanto acusam o presidente de indiferente pelo salário de fome. As maldades dessa gente, tanto fizeram que abandonei à comunidade. Antes mesmo de morrer não consigo entender! Tudo esta muito embaraçado ou será a dor da saudade ou aquela dor que eu sentia que o medico do hospital público procurava e não identificava por não ter verba suficiente pra saúde. A dor aumenta nada vejo agora eu acredito que não consigo ler, e me pergunto o que aconteceu? Eu sou analfabeto, sem contar que a qualidade de ensino não e convincente, a verba da educação não e o suficiente. Onde esta a qualidade de ensino? As maldades dessa gente, se tornou uma arte tanto fizeram que abandonei à comunidade. Meus pensamentos estão desaparecendo. Lembro-me de minha infância, quando pensava em me tornar um idoso feliz, cuidar de meus netos, mas se eles me abandonarem e novamente violarem meus direitos, não vou ver meus netos crescerem?
As maldades dessa gente, tanto fizeram que abandonei à comunidade. Minha vida passa em um segundo em minha mente, porque estou desempregado. Como muitos outros brasileiros estão e trabalham informalmente, para levar o pão a dignidade e o respeito pra dentro de suas casas, vejo dor, saudade, violência, injustiça, miséria, fome, falta de saneamento básico, não faço parte de nenhuma utopia. Mas, vejo garra, esperança e acredito que tudo é possível quando se ama independente de qualquer coisa. As lutas dessa gente se tornaram uma arte na Rede de Comunidades na Luta contra a Aids, na Rede de comunidades Saudáveis. A garra dessa gente tanto me fortalece que não consigo desistir... Então prossigo.


Autora: Kakau Moraes .

Dedico esse texto a todos os meus amigos, as pessoas que não conseguiram prosseguir a gente que respeito que tenho amor, ao ser humano.


Rio de Janeiro 12 de fevereiro de 2004

3 comentários:

Daniel Villaça disse...

Fala Kakau!
Desde que te conheci te admiro muito, voce sabe. Não só pela pessoa alegre e contagiante que é, mas também pelo seu trabalho dedicado a favor de qualquer um que precise. Seja com uma palavra, um conselho ou afeto. Continue sendo essa MULHER-MARAVILHA que você é, o mundo precisa de mais pessoas como você! Parabéns pelo novo blog, você vai longe não tenha dúvida disso!
Um grande beijo,
DANIEL

Daniel Villaça disse...

Muito bacana esse texto!
É uma pena que a realidade se mostre assim para nós. Mas não podemos nos entregar, somos brasileiros e não desistimos nunca!!

Lorena Miranda disse...

Kakaau, sei que este texto é um pouco antigo, pela data, mas só hoje pude ler, vim deixar aqui toda a minha admiração por essa prima guerreira que tenho, que luta pelos direitos de todos, e não pensa apenas nela mesma. Parabéns pelo trabalho, e pelo texto, adorei! Beijooooos!