domingo, 18 de julho de 2010

PROJETO DE OLHO NA PARADA 2010



MOVIMENTO DA DIVERSIDADE SOCIAL – MDS – MACAÉ/RJ.

Projeto do MDS – MACAÉ aprovado pelo Ministério da Saúde – Departamento Nacional de DST/AIDS, através do Edital nº 002/2010, com ações de prevenção das DST/HIV/AIDS e Hepatites Virais e de Promoção à Saúde durante as comemorações do Dia do Orgulho LGBT 2010.

O objetivo é o de desenvolver ações e estratégias, visando à promoção e a prevenção em saúde, discutindo temas relacionados à discriminação, preconceitos, direitos do cidadão e sexo seguro, na construção da transformação social e empoderamento Coletivo.
O Projeto teve início no mês de junho, com intervenções nas madrugadas em pontos estratégicos da cidade e a realização de palestras em escolas municipais, estaduais e particulares; empresas e universidades de Macaé, mostrando a importância da realização do Teste de Aids e do Diagnóstico Rápido (TRD), para a prevenção de DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis), do HIV/AIDS e Hepatites Virais.
Neste período, de junho a agosto, haverá debates de Prevenção de Políticas Públicas de Saúde e da Diversidade Sexual e “Oficinas da Cidadania”, que acontecerão semanalmente na sede da instituição, com apresentação de vídeos/debates sobre a prevenção, apresentação de documentários sobre Diversidades e Pessoas Vivendo com Aids; os Direitos do Cidadão e a importância dos serviços prestados pelo SUS, mostrando assim, a realidade vivenciada pela comunidade.
Na semana que antecede a Parada LGBT de Macaé (período de 2 a 7 de agosto), acontecerá a divulgação da “Campanha Fique Sabendo”, com distribuição de preservativos, materiais educativos e intensificando a necessidade de se fazer a Testagem da Aids (TRD), no Programa Municipal de DST/AIDS.
No dia 5 de agosto (quinta-feira), no calçadão da Avenida Rui Barbosa, acontecerá “O DIA DE PREVENÇÃO E TESTAGENS “DE OLHO NA PARADA” - um dia de mobilização sócio-cultural a ser realizada pelos mobilizados sociais do MDS e parceiros, com panfletagens (distribuição de materiais educativos e preservativos) e a realização dos Testes Rápidos, pela equipe do(CTA), Centro de Testagem e Aconselhamento em local a ser definido.
No dia 7 de agosto (sábado), o MDS e parceiros, estarão promovendo intervenções em diversos pontos da cidade e em locais que estejam acontecendo os eventos da pré-parada para um trabalho de prevenção.
E finalmente, no dia 8 de agosto, Dia da Parada LGBT de Macaé, o MDS Macaé em parceria com o Programa Municipal de DST/AIDS, o MDS – Núcleo Campos dos Goytacazes; o PrecVida e o Grupo Pela Vidda do Rio de Janeiro, estarão distribuindo durante a realização da Parada LGBT de Macaé, na extensão da orla da Praia Campista e Praia dos Cavaleiros cerca de 10 kits de Prevenção.
Para a eficácia desta campanha, o MDS conta com as parcerias do Programa Nacional de Saúde – Departamento de DST/AIDS e Hepatites Virais, Prefeitura de Macaé, Secretaria Municipal de Saúde – Programa Municipal de DST/AIDS , MDS – Núcleo Campos dos Goytacazes, BEST BAR, AEROPOINT, Fórum Estadual de ONG/AIDS, Fórum Estadual LGBT, ABGLT e Grupos Precvida/RJ e Pela Vidda/RJ.

2 comentários:

Jéssica Andrade disse...

Adorei esse projeto, como é importante multiplicar as informações, espero que aproveitem bastante esse momento de discussões

Parabéns por mais uma vitória!

Unknown disse...

Muito bom o projeto!!
Parabens!!

Paula