domingo, 18 de julho de 2010

PROJETO DE OLHO NA PARADA 2010



MOVIMENTO DA DIVERSIDADE SOCIAL – MDS – MACAÉ/RJ.

Projeto do MDS – MACAÉ aprovado pelo Ministério da Saúde – Departamento Nacional de DST/AIDS, através do Edital nº 002/2010, com ações de prevenção das DST/HIV/AIDS e Hepatites Virais e de Promoção à Saúde durante as comemorações do Dia do Orgulho LGBT 2010.

O objetivo é o de desenvolver ações e estratégias, visando à promoção e a prevenção em saúde, discutindo temas relacionados à discriminação, preconceitos, direitos do cidadão e sexo seguro, na construção da transformação social e empoderamento Coletivo.
O Projeto teve início no mês de junho, com intervenções nas madrugadas em pontos estratégicos da cidade e a realização de palestras em escolas municipais, estaduais e particulares; empresas e universidades de Macaé, mostrando a importância da realização do Teste de Aids e do Diagnóstico Rápido (TRD), para a prevenção de DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis), do HIV/AIDS e Hepatites Virais.
Neste período, de junho a agosto, haverá debates de Prevenção de Políticas Públicas de Saúde e da Diversidade Sexual e “Oficinas da Cidadania”, que acontecerão semanalmente na sede da instituição, com apresentação de vídeos/debates sobre a prevenção, apresentação de documentários sobre Diversidades e Pessoas Vivendo com Aids; os Direitos do Cidadão e a importância dos serviços prestados pelo SUS, mostrando assim, a realidade vivenciada pela comunidade.
Na semana que antecede a Parada LGBT de Macaé (período de 2 a 7 de agosto), acontecerá a divulgação da “Campanha Fique Sabendo”, com distribuição de preservativos, materiais educativos e intensificando a necessidade de se fazer a Testagem da Aids (TRD), no Programa Municipal de DST/AIDS.
No dia 5 de agosto (quinta-feira), no calçadão da Avenida Rui Barbosa, acontecerá “O DIA DE PREVENÇÃO E TESTAGENS “DE OLHO NA PARADA” - um dia de mobilização sócio-cultural a ser realizada pelos mobilizados sociais do MDS e parceiros, com panfletagens (distribuição de materiais educativos e preservativos) e a realização dos Testes Rápidos, pela equipe do(CTA), Centro de Testagem e Aconselhamento em local a ser definido.
No dia 7 de agosto (sábado), o MDS e parceiros, estarão promovendo intervenções em diversos pontos da cidade e em locais que estejam acontecendo os eventos da pré-parada para um trabalho de prevenção.
E finalmente, no dia 8 de agosto, Dia da Parada LGBT de Macaé, o MDS Macaé em parceria com o Programa Municipal de DST/AIDS, o MDS – Núcleo Campos dos Goytacazes; o PrecVida e o Grupo Pela Vidda do Rio de Janeiro, estarão distribuindo durante a realização da Parada LGBT de Macaé, na extensão da orla da Praia Campista e Praia dos Cavaleiros cerca de 10 kits de Prevenção.
Para a eficácia desta campanha, o MDS conta com as parcerias do Programa Nacional de Saúde – Departamento de DST/AIDS e Hepatites Virais, Prefeitura de Macaé, Secretaria Municipal de Saúde – Programa Municipal de DST/AIDS , MDS – Núcleo Campos dos Goytacazes, BEST BAR, AEROPOINT, Fórum Estadual de ONG/AIDS, Fórum Estadual LGBT, ABGLT e Grupos Precvida/RJ e Pela Vidda/RJ.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Chamada 0800 para a liberdade e o exercício de Cidadania.



Você quer saber como, onde e porque? Detesta preconceito?
Quer DEBATER os assuntos. É só comparecer e buscar o que pertence a você que muitos gostariam de tirar de você!
A sua liberdade tirar jamais!

Creche Municipal Otavio Henrique de Oliveira.



Grande iniciativa da Creche Municipal Otavio Henrique em Rio das Pedras. PARABÉNS! Aconteceu hoje, dia 16 de julho de 2010 ás 7:30 da manhã. A equipe preocupada com a qualidade de vida das famílias assistidas. A direção e educadoras participaram de uma orientação em Tuberculose com os familiares. A galera viajou junto com a galera do Dots na Comunidade. Promover prevenção é facil!
Basta ter a iniciativa.

E isso que o ECA diz?



Em tempos de eleições onde "gatos e cachorro" se candidatam, eu fico me perguntando: Até quando vamos ter que olhar para essa imagem?
É triste saber que as políticas públicas estão longe de acontecer. Porque é difícil ser convidada para ir a um encontro para ouvir as propostas de um candidato. E só ouvir blá, blá...
E incrivél como o povo se vende por moedas facíl. E esquecem que o que eles vão decidir nas urnas vai atingir um coletivo. O cidadão precisa saber que o Poder Emana do povo, não basta meia dúzia saber disso gente!
Queremos uma praça da Juventude em Rio das Pedras.
As crianças precisam de projetos que atijam as necessidades básicas delas, a população precisa se profissionalizar, se reeducar.
Precisamos de saneamento básico, precisamos reciclar o nosso lixo, criar algo que gere sustentabilidade para essa comunidade.
Precisamos de um "Choque de Ordens" nas URNAS gente!
Pelo amor de Deus!
Esta na epoca da gente se perguntar! Quem vai fazer? Quem vai fazer? Quando vai ser?
É para Ontem!

Créditos da imagem:
Serginho de Oliveira.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Jornal Nós Dormimos de Olhos Abertos.



Desde de quando o jornal da Rede de Comunidades Saudavéis parou de circular. Estou frustrada, com vantade de fazer uma das coisas que mais gosto. "Escrever" convidei Jéssica Andrade Nova Holanda - Maré para uma parceria. No Congresso de Prevenção em Brasília fiquei no mesmo espaço que Jéssica Andrade que viaja nas minhas loucuras e topou o desafio.
Hoje dia 07 de julho de 2010, quase uma mês após nosso retorno de Brasília estamos aqui colocando um sonho que pode não dá certo, mais só vamos saber se tentarmos!
Contamos com vocês na parceria para o Jornal "Nós Dorminos de Olhos Aberto".



Por Kakau Moraes.

domingo, 4 de julho de 2010

Ministério Profético Nova Vida



A igreja Ministério Profético da Gardênia Azul, esta de parabéns pela iniciativa. Realizou neste dia 03 de julho de 2010. O primeiro Encontro de Casais da igreja. Objetivo esse de colocar em prática o projeto de promoção da saúde entre casais com o fito de ampliar para todas as atividades realizadas na igreja.
Esse foi um dos muitos que viram para cuida dos servos de Deus e da sua saúde dos mesmo com respeito e dignidade ao próximo. Baseado no que consta na constituição Brasileira como direito do cidadão.

Quero deixar registrado aqui os meus sinceros respeitos para esses líderes da igreja.

Pr. Givanildo
Pr. Solange.